segunda-feira, 19 de setembro de 2011

TATRA!


Ô gente bunita!!! Queria compartilhar um pouquinho de cultura com vcs!
A Tatra é um fabricante de veículos fundada na extinta Republica Tcheca em 1850. Ela produzia vagões de transporte e produziu seu primeiro automóvel em 1897. Ela é a terceira construtora de veículos mais antiga do mundo, perdendo apenas para a Daimler Chrysler e Daimler Mercedez ( que são uma, para quem não sabia) e para a Peugeot. Ela cessou a produção de carros em 1999, mas a empresa ainda produz uma bem sucedida serie de trações 4x4, 6x6, 8x8, 10x10 e 12x12 para caminhões.
Tá, blz, os caras são bons e tal, mas what a fu**... qq isso tem a ver com o fusca?
O modelo que chama a atenção dos fusqueiros (ou pelo menos a minha) é o Tatra t-600 conhecido como primo mairo do fusca.
Ele foi um dos veiculos que ajudou a introduzir na Europa a conhecida "era aerodinâmica" iniciada com o chrysler airflow, e rendeu uma boa briga com o Hitler queridão.
O modelo foi derivado do projeto T97, apresentado em 1939, que por sua motorização muito parecida com a do Kafer, irritou muito Hitler. Por causa desse incomodo do brother Hitler, o "pai" do Fusca, o Porsche, chegou a negociar com a Tatra para acertar esses detalhes. Quando o acordo estava prontinho, o Hitler invadiu o pais, destruiu com tudo e ficou no timoneio da Tatra. (o cara é f***). O que chama a atenção é que além do motor original boxer de 4 cilindros, é que atualmente, é muito comum os poucos sobreviventes do T600 terem recebido o motor 4- cam Porsche, que nada mais é que uma evolução do nosso Bx dos fuscas, porem com duplo comando em cada cabeçote, uns 90 cv a mais, um pouco mais de giro....
De brinde, segue umas fotos de um T600 rat.
Espero que tenham gostado. Esse texto eu escrevi pelos meus conhecimentos, mas segue uma fonte para terem certeza... ehehhe Qualquer erro, me corrijam.
Bjo na proa.
Marcelo Pavani

Nenhum comentário:

Postar um comentário