Nos últimos anos, nenhum utilitário aliou tanta versatilidade no transporte de cargas e passageiros com baixo custo de manutenção como a Kombi. Ao longo dos seus 53 anos de produção no Brasil, o veículo acumula 1.360.850 unidades vendidas (de 1957 a fevereiro de 2010). Ela é o comercial leve mais popular do País e um dos modelos preferidos dos frotistas. Em 2010, responde por 4,5% do segmento de veículos comerciais leves, com 3.851 unidades comercializadas durante os dois primeiros meses deste ano.
A Kombi é produzida na fábrica de São Bernardo do Campo e está disponível em quatro versões: Standard (9 passageiros), Furgão (2 ou 3 passageiros), Lotação (12 passageiros) e Escolar (15 passageiros). Atualmente, a versão Standard corresponde por 79,8% do mix de produção, com 8,9% cabendo à Furgão e 11,3% aos demais modelos.
A Kombi é produzida na fábrica de São Bernardo do Campo e está disponível em quatro versões: Standard (9 passageiros), Furgão (2 ou 3 passageiros), Lotação (12 passageiros) e Escolar (15 passageiros). Atualmente, a versão Standard corresponde por 79,8% do mix de produção, com 8,9% cabendo à Furgão e 11,3% aos demais modelos.
Uma trajetória de sucesso
1940 – A Kombi é idealizada pelo holandês Ben Pon.
1950 – A produção do modelo começa na Alemanha.
1957 – As primeiras unidades são montadas no Brasil.(foto abaixo da primeira kombi brasileira)
1967 – A versão pick-up da Kombi é lançada.
1975 – Modelo passa por uma restilização e passa a ter motor 1.6.
1981 – Kombi é equipada com motor a diesel 1.6 refrigerada a água.
1982 – A opção de motor a álcool chega ao mercado.
1997 – Lançada a versão Kombi Carat com teto mais alto e portas corrediças.
2005 – Kombi série prata ultima com motor refrigerado a ar, fabricada no final de 2005.
Atualmente a kombi é equipada com o inédito motor 1.4 8V Total Flex.
Abaixo uma tabela com o volume total estimado de Kombis fabricadas no Brasil entre 1957 e 1975
Pessoal, espero que tenham gostado do post. O mesmo foi montado por mim com ajuda de matérias de outros blogs e para fechar com chave de ouro o post sobre um pouco da história da Kombi no Brasil, algumas fotos antigas de anúncios da kombi. Obrigado, ATT Alexandre Cardinal
By Alexandre Cardinal
Nenhum comentário:
Postar um comentário