segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Fusca 71





Este Fusca sempre pertenceu à família de Rodrigo Berghetto. Comprado em 1971 por seu bisavô, o carro foi utilizado ininterruptamente até 1994, quando este senhor veio a falecer, deixando entre outros legados o Fusca. Pulando de mão em mão entre os familiares, aos poucos o Fusca foi deteriorando-se, perdendo peças características de época e alguns detalhes. Em 2003 chegou às mãos de Rodrigo que decidiu deixá-lo o mais original possível (não era mesmo da minha laia) e levou o Fusca para uma boa reforma. Funilaria, pintura, mecânica, elétrica... e o Fusca'71 voltou às mãos de Rodrigo zerado.
"De uns anos pra venho mantendo ou tentando manter esse padrão mais old school. Original e baixo, com umas rodinhas legais. De modificações visuais externas não são muitas. As mais visíveis são as rodas. Prefiro fazer modificações internas e de performance no momento" - declara ele.

Foi aí que comecei a abrir meus olhos para este exemplar. Quando a galera do RustedLive diz que vai andar baixo, não é aquele "baixo" que estamos acostumados. É BAIXO mesmo! Para isso o eixo da suspensão dianteira foi encurtado em 8cm, recebeu duas catracas para regular a altura e trabalha com amortecedores de Chevrolet Chevette. Na traseira foram utilizados facões reguláveis e amortecedores dianteiros da picape Chevrolet D-20. Ainda assim, Rodrigo não está satisfeito e já executa o projeto de um novo quadro, mais curto e possivelmente com mangas de eixo rebaixas da Empi para melhorar o conforto e acertar o off-set das rodas que ficaram mais para fora do que as utilizadas anteriormente.
Rodrigo substituiu o motor 1.500cc original por um 1.600cc com kit Torque, cabeçotes trabalhados, alimentados por uma dupla de carburadores Solex 32 e comandos de válvulas 2ag utilizados nas últimas Kombis a ar. O câmbio tem coroa e pinhão com relação 8x33, original dos Fuscas 1.500cc. A alavanca de câmbio foi substituida por uma Scat modelo Drag Fast que deixou os engates mais curtos, precisos e macios.



B
Outro carro para o uso diário? Que nada! "O carro é meu automóvel diário. Uso ele todo dia, vou pra todo local com ele e nunca me deixou na mão. As viagens com ele são inúmeras, de diferentes distâncias, desde ir para a praia (200km), até rodar o estado (2000km)".



































































Espero que tenham gostado.


By Alexandre Cardinal

Um comentário:

  1. Linda história!!!
    e o fusca simplesmente é maravilhoso (painel impecável).
    Parabéns ao Rodrigo!!!

    ResponderExcluir